to top

Passaporte Brasileiro – Como tirar ou renovar

Passaporte

Olá meninas tudo bem? Muitas de vocês estão perto de realizar o sonho de vocês de se casar e certamente irão curtir uma lua de mel inesquecível em algum lugar desse mundão. Percebendo isso nós e os queridos do blog Viajando sem medo preparamos uma matéria falando sobre os procedimentos para a renovação ou a aquisição do seu primeiro passaporte.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
Levar todos os documentos originais.
• cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública;
• CPF
• carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional;
• carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar;
• passaporte brasileiro anterior;
• carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual – vide item 1.6);
• carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei;
• carteira de trabalho e previdência social-CTPS.

ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es), mesmo na hipótese do passaporte a ser substituído já estar com o nome alterado. A CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, em ORIGINAL. Caso a pessoa tenha alterado o nome várias vezes e os nomes não constem na última CERTIDÃO DE CASAMENTO, haverá necessidade de apresentação de(as) certidão(ões) anterior(es), em ORIGINAL.

DICAS: A pessoa que teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es). A CERTIDÃO DE NASCIMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, em ORIGINAL.

– Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, trazer a certidão de quitação eleitoral – obtida no site do TSE – ou justificativa eleitoral.
– Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
– Certificado de Naturalização, para os Naturalizados.
– Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido
– O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. O simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa.
– Passaporte anterior válido – embora a orientação ao cidadão seja de que sempre apresente o passaporte anterior (válido ou não) para cancelamento físico e também no sistema SINPA e para fins de cobrança majorada (Portaria nº 2.368/2006 – GAB/MJ). Ao solicitar novo passaporte, o interessado somente deverá apresentar o passaporte anterior válido (Dentro do prazo de validade) da mesma categoria do qual seja titular, podendo ser lhe devolvido após cancelamento. Se o passaporte anterior estiver inválido (Prazo de validade vencido), no caso de sua não apresentação, não deverá ser cobrada taxa majorada, nem preenchida a “COMUNICAÇÃO DE OCORRÊNCIA COM DOCUMENTO DE VIAGEM”. Caso não apresente o passaporte anterior válido, o requerente deverá preencher o documento de “COMUNICAÇÃO DE OCORRÊNCIA COM DOCUMENTO DE VIAGEM” ou apresentar boletim de ocorrência da polícia civil, não devendo ser cobrada a taxa majorada para requerente com passaporte anterior válido que tenha sido roubado (Art. 157 do CPB).
Maiores informações e duvidas pelo site: Polícia Federal – Documentação Necessária

PASSO A PASSO
O Processo é bem tranquilo, basta acessar o site da Polícia Federal, clicar na opção Requerer Passaporte (para brasileiros).
PASSO 1

PASSO 2

Depois preencher todo o formulário, escolher em qual posto da Polícia Federal irá fazer seu passaporte, lembrando que a GRU tem que estar paga, para depois marcar o agendamento.

Não esquecer de imprimir a GRU. O Valor da GRU é de R$275,25.
Validade do passaporte – 10 anos.

Gostou da matéria? Fica ligada que em breve teremos mais dicas sobre viagens em parceria com o Viajando sem medo!

Kiara Jordão

Nunca desista dos seus sonhos. Afinal de contas, o meu sonho é casar e o seu?

Leave a Comment